quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O imperialismo treme.


Diário Liberdade - WikiLeaks acabou de anunciar que forneceu a vários jornais de todo o mundo o que é a maior filtragem de documentos secretos da história.

The New York Times, Le Monde, El País, Der Spiegel e The Guardian tenhem os papéis desde há semanas e acabam de publicá-los. O portal do WikiLeaks sofreu um ataque.

O acontecido hoje desenha um panorama em que as grandes potências nem podiam imaginar encontrar-se

Som 251.287 comunicaçons –em Inglês- entre o Departamento do Estado Norte-Americano e as suas 297 embaixadas, consulados e missons no estrangeiro. Telegramas e correios eletrónicos que recolhem instruçons e informes oficiais de e para Washington. Quando enviados da embaixada o consulado, é um funcionário público de alto estalom quem o fai.

As datas vam de 1966 a 2010, mas a maior parte fôrom redigidos nos dous últimos anos. Classificam-se em vários níveis de caráter confidencial –de maior para menor-:

1. Secreto "noforn" (só para pessoas dos EUA ou para este país); 2. Secreto; 3. Reservado "noforn"; 4. Reservado; 5. Sem classificar / Exclusivamente para utilizaçom oficial; 6. Sem classificar.

O WikiLeaks preparou umha visualizaçom sobre os documentos: http://cablegate.wikileaks.org/index.html



Nenhum comentário: