quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

09/12/1987: começa a primeira Intifada


As primeiras manifestações na Faixa de Gaza contra a invasão israelense, denominadas Intifada – "levante" em árabe – têm início em 9 de dezembro de 1987. Um dia antes, um caminhão israelense se chocou contra uma camioneta transportando trabalhadores palestinos do campo de refugiados de Jabalya, matando quatro e ferindo dez.

Os palestinos viram o incidente como um ato deliberado de retaliação à morte de um judeu em Gaza alguns dias antes. No dia seguinte, tomaram as ruas em protesto, queimando pneus e atirando pedras e coquetéis molotov contra os policiais e tropas israelenses. Até que, em Jabalya, uma patrulha do exército de Israel atirou contra os manifestantes, matando um jovem de 17 anos e ferindo outros 16. Em 10 de dezembro, paraquedistas israelenses foram enviados a Gaza para sufocar a violência e os distúrbios se espalharam pela Cisjordânia, também ocupada por Israel.

Ler mais em: http://operamundi.uol.com.br/noticias/HOJE+NA+HISTORIA+1987++COMECA+A+PRIMEIRA+INTIFADA+NA+FAIXA+DE+GAZA_8120.shtml

Nenhum comentário: