Belo Monte

(no final do texto abaixo estão relacionadas algumas postagens deste blog, que falam sobre Belo Monte) 


Belém, 01/06/2010

Belo Monte: como desmontar uma bela farsa



Matéria publicada no site do Governo do Estado do Pará dá a exata noção da falta de escrúpulos daqueles que tentam vender a idéia de que a construção do AHE Belo Monte vai trazer enormes benefícios para a população paraense.

O texto conta uma farsa: Belo Monte vai gerar energia para o povo pobre e excluído da Amazônia. Apesar de não ser original, o método é eficiente e bem bolado, pois a mentira contida no corpo do texto não está escrita. O leitor não lê a mentira. Ele apenas a imagina.

É um artifício muito engenhoso, pois permite aos defensores do governo negar qualquer acusação, uma vez que nada está escrito. Ou seja, elabora-se um texto que induz o leitor a acreditar em algo que não leu, mas imaginou, em razão da associação de palavras e temas envolvidos. A má intenção dos responsáveis pela publicação do artigo fica explícita quando se percebe a manobra.

E o propósito é justamente permitir ao leitor desatento a construção mental de uma afirmação que não está visível aos olhos, pois não está digitada. E a dificuldade é transferida ao leitor crítico, que precisa provar que uma idéia foi formulada, sem que esta esteja escrita. Complicado? A princípio pode parecer, mas não é tão difícil perceber a tentativa de enganar a população que acessa um instrumento de comunicação oficial do governo de uma unidade federativa.

Vejamos o título: “Luz Para Todos garante energia ao Xingu antes de Belo Monte”. Em nenhum momento está escrito que a construção do AHE Belo Monte irá gerar energia para o programa Luz Para Todos. Mas é justamente essa a mensagem que se quer passar: que existe uma relação direta entra a construção da hidrelétrica de Belo Monte com a eletrificação das propriedades rurais da região da Volta Grande do Xingu.

Entretanto, isso não pode ser escrito, pois é uma enorme mentira. Então, não se escreve. Mas se faz uma composição de palavras que permite ao leitor desatento interligá-las e formular a idéia que se pretende manipular: Luz Para Todos + Xingu + Belo Monte = Belo Monte vai gerar energia para a minha casa. Bastante inteligente, mas muito pouco ético.

A matéria é constituída por oito parágrafos. Intencionalmente, o primeiro e os dois últimos fazem referência a Belo Monte, além do título. Pretende-se que o leitor desatento inicie e termine a leitura achando se tratar de um artigo sobre a geração de energia por Belo Monte. Todavia, os cinco outros parágrafos referem-se à extensão dos programas de eletrificação rural do governo federal, cuja energia será transmitida a partir de linhões de alta tensão indo de Tucuruí, no rio Tocantins, até a Ilha do Marajó. Nada a ver, portanto, com o rio Xingu, Belo Monte ou a região de Altamira.

Mas o texto tem a intenção de forjar mais esta calúnia. O primeiro parágrafo é esclarecedor. Fala em um investimento de R$ 550 milhões para “assegurar energia para 20 mil residências da região”. E novamente a associação de palavras gera uma equação matemática pouco confiável: investimento + Luz Para Todos + Xingu + Belo Monte = energia para vinte mil famílias.

O paradoxo de Tucuruí não será evitado, como afirma o governo estadual. Ele vai se repetir, pois o objetivo de Belo Monte não é gerar energia para as comunidades locais. E isto está explícito nas conclusões do EIA/RIMA. Os moradores dos municípios vizinhos a Belo Monte farão o mesmo que seus pares de Tucuruí: vão olhar para cima e ver o linhão passar, enquanto suas casas ficam sem luz.

A “esperteza” do governo é prometer energia elétrica, sem dizer de onde virá, nem quando estará disponível, fazendo crer, com o jogo de palavras, que ela virá logo, em razão da construção de Belo Monte. Lendo o escorregadio artigo, tem-se a impressão de que será construído um linhão para levar energia de Tucuruí para Altamira e entorno. Mas não há nada afirmando isso. E quando seria? Após a conclusão da primeira e segunda etapas do Linhão do Marajó? Apenas a título de informação: o anúncio do início da obra ocorreu em 19/03/2009; o lançamento da primeira etapa, em 25/09/2009; e o início do levantamento topográfico para a definição do local de instalação das torres, somente em 06/05/2010. Isso apenas da primeira etapa do Linhão do Marajó, com previsão de ser concluído em 18 meses.

Supondo que o linhão para o Xingu seja construído somente após o do Marajó, no ritmo atual, a energia chegaria em Altamira em meados de 2016. Isso se os prazos forem cumpridos. Interessante, é que na página do Luz Para Todos, na internet, fala-se que durante a execução do programa (2003-2008) foram localizadas “novas famílias sem energia elétrica em casa”, fato que ocasionou a sua prorrogação, “para ser concluído no ano de 2010”. Isso nos deixa com algumas dúvidas: ou essa estória tem número demais ou tem informação de menos.

O leitor mais atento pode fazer uma séria crítica ao parágrafo acima, pois o Linhão do Marajó não está incluído no Programa Luz Para Todos, mas sim no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. E essa é mais uma confusão proposital observada na matéria veiculada na página do governo estadual. Como as obras do PAC ainda estão em execução, sendo que algumas nem saíram do papel, é mais interessante canalizar as informações sobre a ampliação do fornecimento de energia para um programa que será encerrado dentro do período de gestão do atual governo de Ana Júlia. Tenta-se dar a impressão de que todas as obras de eletrificação rural estão relacionadas ao Luz Para Todos e, portanto, serão concluídas ainda no atual mandato. E isso é especialmente oportuno para um chefe do Executivo que busca a reeleição no final deste ano.

Depois de viajar pelo Marajó, os dois últimos parágrafos retornam às informações sobre Belo Monte. Um olhar minucioso aos números apresentados enterra, em definitivo, a farsa de dizer que a hidrelétrica no Xingu será responsável por fornecer luz para as residências da população local. Se considerarmos os 11 mil MW supostamente gerados nos meses de cheia do rio, a reserva de 20%, que ficará no Pará, segundo afirmação do governo, seria suficiente para atender a demanda de 1.200 MW necessários para o funcionamento das duas indústrias de alumina que se instalariam no estado e ainda sobraria. Se considerarmos os 4 mil MW de média mensal, a conta é outra: 20% de 4.000 são 800 MW. Ou seja, vai faltar energia, não sobrar. Traduzindo: a hidrelétrica de Belo Monte não vai gerar energia para as residências dos municípios do Xingu, mas sim para as grandes indústrias do estado e de outras regiões do país. Isto é o que dizem os números do próprio governo.

Por fim, vamos fazer um exercício de paciência, e com extrema boa vontade, acreditar que o título do texto governista fale a verdade e será garantida energia aos municípios vizinhos de Belo Monte, antes mesmo da construção da hidrelétrica. Ora, mas o discurso daqueles que são favoráveis ao projeto da barragem no Xingu não é, justamente, de que Belo Monte é essencial para levar energia e desenvolvimento para Altamira e região? O próprio governo estadual acaba de desmenti-los, pois está prometendo levar energia para os municípios do Xingu, sem a necessidade de construir o Belo Monstro.


Mauricio Santos Matos, licenciado em Artes, servidor público do estado, membro do Comitê Metropolitano Xingu Vivo Para Sempre



Outras postagens no blog:

Caiu a farsa. FUNAI não fez as oitivas indígemas
http://subversivas.blogspot.com/2011/02/caiu-farsa-funai-nao-fez-as-oitivas.html

Manifestação em Brasília entrega as 600 milassinaturas
http://subversivas.blogspot.com/2011/02/manifestacao-em-brasilia-entrega-as-600.html

Atores e atrizes dizem não a Belo Monte
http://subversivas.blogspot.com/2011/02/atores-e-atrizes-dizem-nao-belo-monte.html

Passagem urbana e BeloMonte: lutas unificadas (fotografias)
http://subversivas.blogspot.com/2011/01/passagem-urbana-belo-monte-lutas.html

Não às hidrelétricas na Amazônia (entrevista / vídeo)
http://subversivas.blogspot.com/2011/01/nao-as-hidreletricas-na-amazonia.html

IBAMA burla a lei para iniciar as obras em Belo Monte
http://subversivas.blogspot.com/2011/01/ibama-burla-lei-para-iniciar-obras-em.html

Pare Belo Monte (campanha)
http://subversivas.blogspot.com/2011/01/pare-belo-monte.html

MPF questiona BNDES sobre financiamento de Belo Monte
http://subversivas.blogspot.com/2010/12/mpf-questiona-bndes-sobre-financiamento.html

Pare Belo Monstro!
http://subversivas.blogspot.com/2010/12/pare-belo-monstro.html

Belo Monte: não é tarde demais (vídeo)
http://subversivas.blogspot.com/2010/12/belo-monte-nao-e-tarde-demais.html

Energia: mitos que custam caro
http://subversivas.blogspot.com/2010/11/energia-mitos-que-custam-caro.html

IBAMA: parecer contra a instalação de Belo Monte
http://subversivas.blogspot.com/2010/11/ibama-parecer-contra-instalacao-de-belo.html
UHE BeloMonte ameaça tartarugas da Amazônia
http://subversivas.blogspot.com/2010/11/uhe-belo-monte-ameaca-tartarugas-da.html

Dira Paes: Defendendo os Rios da Amazônia
http://subversivas.blogspot.com/2010/09/dira-paes-defendendo-os-rios-da.html

Ato em Belém apóia Acampamento Terra Livre em Altamira (fotografias)
http://subversivas.blogspot.com/2010/08/ato-em-belem-apoia-acampamento-terra.html

Prostituição, exploração e violência nas hidrelétricas do Rio Madeira
http://subversivas.blogspot.com/2010/08/prostituicao-exploracao-e-violencia-nas.html

MAB lança vídeo: luta em defesa do rio Xingu (vídeo)
http://subversivas.blogspot.com/2010/07/mab-lanca-video-luta-em-defesa-do-rio.html

Apoio aos que defendem a Amazônia
http://subversivas.blogspot.com/2010/05/apoio-aos-que-defendem-amazonia.html

Xingu, a luta dos povos pelo rio (vídeos)
http://subversivas.blogspot.com/2010/05/xingu-luta-dos-povos-pelo-rio.html

20/abril: Eletronorte ocupada / parte 2 (fotografias)
http://subversivas.blogspot.com/2010/04/20abril-eletronorte-ocupada-parte-2.html

20/abril: Eletronorte ocupada / parte 1 (fotografias)
http://subversivas.blogspot.com/2010/04/nova-ocupacao-da-eletronorte.html

19 de Abril: Dia do Índio (capa da revista Manchete, 1989)
http://subversivas.blogspot.com/2010/04/19-de-abril-dia-do-indio.html

Belo Monte: entrevista com Dion Monteiro
http://subversivas.blogspot.com/2010/03/belo-monte-entrevista-com-dion-monteiro.html

Semana do Calouro / DCE-UFPA (fotografias / debate sobre Belo Monte)
http://subversivas.blogspot.com/2010/03/semana-do-calouro-dce-ufpa.html

Ato contra AHE Belo Monte, em Belém, 04/02/10 (fotografias)
http://subversivas.blogspot.com/2010/02/ato-contra-ahe-belo-monte-em-belem.html

Ato contra Belo Monte ocupa Eletronorte
http://subversivas.blogspot.com/2009/12/ato-contra-belo-monte-ocupa-eletronorte.html

Ocupação da Eletronorte. Não a Belo Monte (fotografias)

Luta contra AHE Belo Monte, audiência não-tão-pública, Belém 15/09/09 (fotografias)
http://subversivas.blogspot.com/2009/09/luta-contra-ahe-belo-monte.html

Xingu Vivo! Não a Belo Monte. (sobre a “audiência pública” em Belém)
http://subversivas.blogspot.com/2009/09/xingu-vivo-nao-belo-monte.html

Vinte anos de luta contra Belo Monte
http://subversivas.blogspot.com/2009/09/vinte-anos-de-luta-contra-uhe-belo.html