terça-feira, 17 de agosto de 2010

Acampamento Terra Livre 2010, em Campo Grande-MS




Nesta segunda feira (16) começou, em Campo Grande/MS, o Acampamento Terra Livre 2010, maior evento anual das organizações e populações indígenas do país.

O encontro, que promete reunir 800 lideranças indígenas para debater, entre diversos temas, a questão da criminalização e demarcação de terras indígenas, chega à sua 7ª edição e sela uma articulação de luta pelos direitos dos povos indígenas.

De acordo com Irajá Pataxó, coordenador da Articulação dos Povos e Organizações indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) “a luta de hoje reflete no dia de amanhã, por isso nós povos indígenas temos que lutar a favor dos nossos direitos”.

Durante a coletiva de imprensa, realizada na tarde de hoje, as lideranças indígenas ressaltaram a luta dos indígenas pela demarcação de suas terras. “Não houve demarcação durante o governo Lula ” declarou Anastácio Peralta.

Para Anastácio o Acampamento Terra livre representa um ato de reivindicação à política preconceituosa que assume o Estado de Mato Grosso do Sul.

No último dia do evento, dia 19, serão fechadas as estratégias e um documento com a sistematização das demandas e definições será elaborado. Para encerrar o Acampamento Terra Livre 2010 os participantes farão um ato público.

Fonte: http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=567&tipo=N

Acampamento Terra Livre Nacional reunirá mais de 800 lideranças em MS

Nenhum comentário: