quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Tapajós resiste contra as hiderlétricas

Recebi o texto a seguir, com o pedido para que seja amplamente divulgado.


Informe

No dia 12/10 os funcionários da Eletronorte/Eletrobrás estiveram na comunidade de Pimental fazendo pesquisas e colocando marcos em alguns pontos da comunidade.
Alguns moradores se aproximaram, perguntando quem tinha autorizado eles a entrarem na comunidade. Eles responderam que foram autorizados pelo presidente. Os moradores, eufóricos, procuraram o presidente da comunidade, pedindo explicações e revoltados com o mesmo. Depois de toda confusão armada, foi que o pessoal da empresa disse que tinha sido o Presidente da República.
Mas que os mesmos não tinham satisfação a dar, pra ninguém; que eles entram e saem da comunidade na hora que eles quiserem, sem pedir permissão de ninguém. Foi aí que a comunidade se revoltou e quebrou o marco de concreto com marretas, fincado no meio do terreno.
Hoje, dia 14 de outubro, alguns moradores resolveram vir à cidade prestar depoimento do que tinha ocorrido. Fomos até a delegacia; quando chegamos lá tinha um boletim de ocorrência feito pela representante da Eletronorte, penalizando a comunidade a pagar um valor de R$ 200.000,00 por terem danificado o patrimônio público.
Só que nós conversamos com o escrivão e falamos que se teve uma reação é porque houve uma ação. Eles foram provocados pelo pessoal da empresa, e em nenhum momento quiseram dar informações aos moradores do que estava ocorrendo. Mesmo assim prestaram depoimentos, mas sabendo que podem ser penalizados pela empresa.
Temos que dar apoio a esta comunidade. O pessoal está com medo porque tem um vereador que está apoiando o pessoal da empresa, e chamou os moradores da comunidade de vândalos na imprensa.

Jesielita Roma
Movimento Tapajós Vivo

Nenhum comentário: