sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dias que abalaram o mundo


No próximo dia 19/10 completar-se-ão 90 anos da morte de John Reed. Estarei postando trechos de seu mais famoso livro: "Dez dias que abalaram o mundo".
A data de hoje, 15/10, corresponde a 02/10 no antigo calendário russo. O texto abaixo foi retirado do Capítulo I: Os bastidores.


"Até meados de outubro, o jornal Rabótchi Put (O Caminho do Proletariado) publicava, diariamente, um artigo intitulado "Os ministros socialistas", apontando às massas os atos contra-revolucionários dos socialistas "moderados". Nesses artigos, entre outras coisas, lia -se:
"Tseretelli: com o auxílio do General Polovtsev, desarmou os operários, chacinou os soldados revolucionários e aprovou a aplicação da pena de morte no Exército.
"Skobeliev: inicialmente, decretou o imposto de cem por cento sobre os lucros. Agora, procura dissolver os comitês de fábrica.
"Avksentiev: prendeu centenas e centenas de agricultores, membros dos comitês agrários, além de proibir a circulação de grande número de jornais de operários e de camponeses.
"Tchernov: assinou o manifesto 'Imperial', decretando a dissolução do Parlamento da Finlândia.
"Savinkov: uniu-se abertamente ao General Kornilov. Este 'salvador da pátria' só não vendeu Petrogrado por motivos alheios à sua vontade.
"Zarudni: com a aprovação de Aleksinski e de Kerenski, prendeu os melhores e mais ativos revolucionários, soldados e marinheiros.
"Nikítin: agiu como simples agente de polícia contra os ferroviários.
"Kerenski: não vale a pena citar seus feitos. A lista dos seus 'serviços' é interminável..."
Os delegados dos marinheiros da esquadra do Báltico reuniram-se em
congresso, em Helsinque, e aprovaram uma resolução que começava assim:

"Exigimos do Governo Provisório a imediata expulsão do aventureiro político, o 'socialista' Kerenski, que procura assassinar a revolução e age contra os interesses das massas trabalhadoras, mancomunando-se vergonhosamente com a burguesia".


Nenhum comentário: