quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cerco a Gaza será rompido nos próximos dias


Ativistas internacionais do "Gaza Convoy Europa" receberam luz verde do Egito para atravessarem o território egípcio para quebrar o cerco israelense, depois de nove dias de espera.

O governo egípcio apresentou aos organizadores, nesta quarta-feira, cinco condições para que o navio que transporta veículos do comboio possa atracar no porto de Al-Arish e levar ajuda para Gaza.O embaixador egípcio na Síria se reuniu com os organizadores do Viva Palestina, na capital Damasco, para expor as condições do Egito para a entrada da ajuda, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio Hossam Zaky. Ele não especificou quais as eram essas condições.

Os organizadores da viagem dizem que este é o maior comboio de ajuda e o mais internacional de sempre com mais de cinco milhões de dólares em medicamentos, material escolar e ajuda para a população palestina de Gaza. O grupo é composto por ativistas de mais de 30 países, incluindo a Nova Zelândia, Indonésia, Malásia, Mauritânia, os EUA, Marrocos e África do Sul. Vários políticos e autoridades eleitas se juntaram ao comboio, bem como cerca de 30 sobreviventes do ataque israelense ao navio turco Mavi Mármara em que nove ativistas foram mortos pelas tropas israelenses que abordaram a embarcação em águas internacionais.
Os ativistas Viva Palestina, liderada pelo Parlamento britânico George Galloway, deverão afastar-se do porto sírio de Latakia rumo à Gaza, nos próximos dias.

Em janeiro passado, a polícia egípcia entrou em choque com ativistas Viva Palestina e com palestinos no lado da fronteira de Gaza depois de um impasse sobre a permissão para que enviassem ajuda para a Faixa. Eles acabaram por ser autorizado a entrar, mas o parlamentar britânico, George Galloway, foi informado pelas autoridades que Egito que não teria mais permissão para voltar ao país. Ainda não está claro se o Egito vai permitir a entrada de político britânico, desta vez.

http://www.worldbulletin.net/author_article_detail.php?id=2234
publicado na quarta-feira- 14/10/2010
ilustração: foto dos sobreviventes do Mavi Mármara que participam do "Viva Palestina 5"

Fonte: http://vivapalestinaniteroi.blogspot.com/2010/10/egito-autoriza-entrada-de-comboio-de.html

Nenhum comentário: