terça-feira, 1 de junho de 2010

Repúdio ao terrorismo de estado israelense

Detectados pela defesa israelita, três navios lança-mísseis da classe Saar saíram do porto de Haifa e dirigiram-se à frota internacional com a missão de a interceptar e impedir a sua aproximação de território palestiniano.

Era já madrugada quando, esta segunda feira, os três navios de guerra israelita avistaram a "Frota Liberdade". Encontravam-se em águas internacionais, quando as autoridades militares israelitas decidiram agir. Helicópteros israelitas transportaram os comandos que desceram por cordas na abordagem brutal dos navios que transportavam a ajuda humanitária.

"Quinze pessoas foram mortas durante o ataque, na sua maioria cidadãos turcos", afirmou esta manhã, Mohammed Kaya, responsável pela divisão de Gaza da IHH, uma organização turca de defesa dos direitos do Homem, que fazia parte da operação naval.
Ler mais em: http://www.esquerda.net/artigo/israel-usa-for%C3%A7-para-travar-navios-com-ajuda-humanit%C3%A1ria

Mais uma vez o discurso israelense mescla o cinismo e a hipocrisia para justificar seus atos terroristas que atingem não só a população palestina, mas toda a humanidade. Ainda estão frescas na memória de milhões as cenas aterradoras do último ataque israelense a Gaza, quando os alvos eram idosos, mulheres, crianças sem qualquer distinção. Para Israel são terroristas todos aqueles que resistem ao sionismo que vem usurpando as terras e expulsando palestinos, transformando Gaza em uma verdadeira prisão a céu aberto. Afirma agir em defesa de suas “segurança”, mas ao mesmo tempo não nega o fato de que o ataque foi desfechado em águas internacionais.
Ler mais em: http://www.palestinalivre.org/node/2101

A ativista brasileira Iara Lee estava no navia atacado. Em entrevista por telefone ao correpondente da TV Globo Ari Peixoto, ela disse que os ativistas já esperavam alguma confrontação com tropas de Israel que queriam impedir a chegada da ajuda humanitária a Gaza, mas não quando ainda estavam em águas internacionais. "Eles entraram e começaram a atirar nas pessoas."
Ler mais em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/06/lula-condena-ataque-de-israel-navios-com-ajuda-humanitaria.html

El primer ministro turco que se hallaba en Chile, suspendió el resto de su gira por Latinoamérica y en declaraciones a la prensa aseguró que "esta acción, totalmente contraria a los principios del derecho internacional, es terrorismo de Estado inhumano", Israel "violó el derecho internacional al atacar a barcos civiles en aguas internacionales".

Erdogan declaró que este ataque prueba "el terror de un Estado inadecuado al derecho internacional" y muestra que Israel "no quiere la paz en la región". "Estas posturas amenazan la paz en la región", recalcó.
Ler mais em: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=106963

Nenhum comentário: