domingo, 12 de setembro de 2010

Punição aos assassinos

Famílias do acampamento Quintino Lira, de Santa Luzia do Pará, fizeram um protesto durante a abertura do 2º Encontro Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários, em Belém (PA), na noite desta quinta-feira (9/9).

Depois do ato, as famílias ocuparam a sede do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A manifestação exige a punição dos assassinos do trabalhador rural José Valmeristo Soares, o Caribé, e de seus mandantes Josué Bengstson (PTB), ex- deputado federal, e seu filho Marcos Bengstson, além da desapropriação da Fazenda Cambará,

Os trabalhadores já haviam denunciado aos órgãos públicos as ameaças de morte aos trabalhadores rurais acampados na Fazenda Cambará, por jagunços e pela própria polícia dos municípios de Santa Luzia e Capitão Poço.

Não foi tomada nenhuma providência, que resultou na morte do trabalhador rural Caribé.

Essa fazenda faz parte de uma gleba federal chamada Pau de Remo e possui 6.886 hectares de terras públicas.

O MST e diversos movimentos populares, sindicatos e igrejas denunciaram a violência e impunidade do latifúndio e a omissão do Estado.

Além disso, manifestaram apoio à campanha pela instituição de um limite para a propriedade rural.
Fonte: http://www.mst.org.br/Protesto-cobra-punicao-aos-assassinos-de-Sem-Terra-no-Para


Filho de Josué Bengtson é preso por morte de Sem Terra
O filho do pastor e ex-deputado federal Josué Bengtson, Marcos Bengtson, foi preso na tarde da última terça-feira (07), acusado de ser o mandante do assassinato do trabalhador rural José Valmeristo Soares. Valmeristo – conhecido como Caribé – foi morto no último dia 03 no município de Santa Luzia do Pará, no estado do Pará. Além de Marcos, foram presos dois pistoleiros suspeitos de serem executores do crime.

Ler mais em: http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/12-conflitos/393-filho-de-josue-bengtson-e-preso-por-morte-de-sem-terra-

Nenhum comentário: