segunda-feira, 24 de maio de 2010

Hidrelétricas no Madeira: novas denúncias trabalhistas

A construção das hidrelétricas no Rio Madeira estão servindo, lamentavelmente, como um "laboratório" daquilo que aguarda a população de Altamira. A matéria a seguir, assim como outras denúncias já veiculadas, é uma prévia do que vai ocorrer com Belo Monte.


Usinas do Rio Madeira: novos problemas trabalhistas
Por Bianca Pyl

"Centrais dentro da Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) federal e contestados por ambientalistas, as Usinas Hidrelétricas (UHEs) do Rio Madeira, em Rondônia, colecionam irregularidades trabalhistas. Duas fiscalizações realizadas recentemente nos canteiros de obras da UHE de Santo Antônio e da UHE de Jirau aumentaram o rol de problemas ligados aos empreendimentos.

As frentes de trabalho da V.P. São Paulo, contratada para desmatar áreas que serão inundadas pela Usina de Santo Antônio, ficaram paralisadas de 9 de março a 6 de maio por conta de irregularidades. Alguns equipamentos utilizados na construção da Usina de Jirau também foram interditados. Ano passado, as duas obras foram flagradas com problemas e 38 trabalhadores em condições análogas à escravidão foram libertados nas obras de Jirau."

Ler mais em: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1744

Nenhum comentário: