quinta-feira, 27 de maio de 2010

França: greve contra "reformas" de Sarkozy



Uma maré humana encheu as ruas de França numa jornada de protesto contra o plano do governo para aumentar a idade mínima da reforma dos 60 até aos 62 ou 63 anos.

As vozes de protesto ecoaram nas principais cidades do país, como em Marselha onde desfilaram 80 mil pessoas, segundo os sindicatos, 12 mil de acordo com a polícia.

“Não posso reformar-me aos 70 anos num caixão”, diz um manifestante. “No dia 2 faço 60 anos e estou obrigado a trabalhar mais dois anos para ter direito aos meus descontos. Mas não posso ir mais longe, acho que basta”.


Ler mais em: http://pt.euronews.net/2010/05/27/vaga-de-protestos-contra-reforma-do-sistema-de-penses/

PARIS - Dezenas de milhares de trabalhadores franceses realizam um dia de greve, nesta quinta-feira, com várias manifestações pelas ruas do país. Eles protestam contra o plano do presidente Nicolas Sarkozy de elevar a idade para a aposentadoria para acima dos atuais 60 anos.

Pesquisas mostram que a maioria dos eleitores se opõe à reforma. Estão reunidos milhares de trabalhadores em várias cidades. Em Paris, há expectativa para saber se a forte chuva pode afetar o comparecimento para um protesto marcado ainda para esta quinta-feira.

Informações iniciais pelo país sugerem que os organizadores estavam perto dos números atingidos em um dia similar de protestos, em 23 de março. Na ocasião, os sindicatos estimaram o comparecimento em 800 mil pessoas, enquanto a polícia contou 350 mil pessoas.

Ler mais em:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,trabalhadores-da-franca-fazem-greve-contra-reforma-do-governo,not_20225,0.htm

Nenhum comentário: