segunda-feira, 30 de maio de 2011

Belo Monte de corrupção.


No momento em que o país debate temas como o Código Florestal, as barragens na Amazônia, o enriquecimento do ministro Palocci e a corrupção, uma ação da Corregedoria da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo, no último dia 20/05, colocou doze pessoas atrás das grades. O esquema de fraudes em licitações envolvia a Prefeitura de Campinas-SP e diversos empresários, em especial, alguns ligados a grandes empreiteiras como a Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

Coincidência ou não, essas duas construtoras, mais a Odebrecht, detêm 50% do contrato assinado com a Norte Energia S/A - NESA para a construção da UHE Belo Monte.

Outra informação importante diz respeito a um desconhecido José Carlos Bumlai, que está sendo investigado, com fortes indícios de que estaria diretamente envolvido no esquema de corrupção em Campinas. Mas qual a relação desse empresário com as hidrelétricas na Amazônia? Este senhor nada mais é do que um dos principais articuladores da formação do consórcio vencedor do leilão de Belo Monte.

Ou seja: tanto as empreiteiras contratadas pela NESA, quanto um dos seus mais importantes patrocinadores, estão diretamente relacionados a um belo monte de corrupção.

É difícil imaginar a farra que farão com o dinheiro público, caso a hidrelétrica seja realmente construída? Não! Mas é nas mãos dessas pessoas que o Governo Federal quer colocar cerca de R$ 30 bilhões, via empréstimo do BNDES e aportes financeiros dos fundos de pensão de estatais, para a construção da usina no rio Xingu.

Em nosso Estado, com o recente escândalo na ALEPA, outras intrigantes relações passam a ser observadas. Dos 4 Deputados que fazem parte da comissão criada para acompanhar a construção de Belo Monte, 3 se recusam a assinar o pedido de CPI para investigar a corrupção. O que temem? E Domingos Juvenil, feroz defensor de Belo Monte, que interesses teria na construção da barragem?

É... Quanto mais se mexe, mais sujeira aparece. E os apoiadores de Belo Monte, um a um, vão tendo seus nomes envolvidos em esquemas obscuros que engordam suas contas bancárias, à custa de enormes rombos nos cofres públicos.

BASTA DE CORRUPÇÃO! PARE BELO MONTE!

Fonte: http://xingu-vivo.blogspot.com/2011/05/belo-monte-de-corrupcao.html

(panfleto distribuído na passeata contra a corrupção, ocorrida em 28/05/2011, em Belém-Pará)

Nenhum comentário: