quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Autogestão no Egito: o povo nas ruas


(22:27) Pelos tweets que recebo, os revolucionários estão fazendo um esquema de guarda das entradas e alarmes para que os outros possam dormir.

sharifkouddous: Ppl are sleeping curled next to each other. Heads on laps. When alarms sound they run to protect entrances. They wait patiently. #Egypt

(21:58) O blog que passei há pouco comentou que, depois de surpreendidos pelos ataques dos apoiadores do governo e esperarem inutilmente que o Exército interviessem na situação, os manifestantes passaram formar comitês de segurança para poder organizar a sua defesa.

É algo interessante saber disso. Enquanto eles eram atacados intensamente na tarde de ontem, no twitter algumas pessoas davam o protesto como acabo, porque seria impossível um grupo sem liderança atuar “militarmente”. Horas depois os revolucionários estavam empurrando os capangas do Mubarak para cada vez mais longe da Praça Tahrir, e organizadamente.

Foi muito bom vê-los formando duas pequenas legiões na rua do Museu egípcio e num beco lateral, com placas como escudos.

(21:01) Ainda estou tentando digerir o que está acontecendo no Cairo no momento. Não tanto a parte política, que é o caso de um regime desesperado, mas principalmente o que o que foi demonstrado pelos manifestantes revolucionários até agora. No início dos protestos, eles me chamaram a atenção pela sua organização autônoma e sem líderes, sem contar a sua determinação e força (eles simplesmente botaram a polícia para correr).

Mas o que se tem visto desde ontem, depois de serem pegos de surpresa e em número muito menor, tem sido talvez uma das ações coletivas mais inspiradoras e dignas desse início de século. Heróico, sem exageros.

Fonte: http://polooeste.wordpress.com/

Nenhum comentário: