sábado, 22 de janeiro de 2011

Milhares nas ruas em defesa do povo basco.


Milhares de pessoas reclamaram hoje em Iruñea que acabe a repressão, na manifestação convocada pelos assinantes do Acordo de Gernika contra a rusga policial desenvolvida na terça-feira em Nafarroa e Arava e que obedece "única e exclusivamente a razões de índole política". Os quatro detidos nesse dia que ainda permaneciam incomunicados em mãos da Guarda Civil denunciaram torturas, alguns deles ante o próprio juiz Fernando Grande Marlaska, quem não deu ouvidos ao seu depoimento e enviou-os a prisão.

A marcha, que arrancou no meio de um intenso frio nos cinemas Golem às 17.40 horas, está presidida por um grande cartaz segurado por assinantes do Acordo de Gernika e no qual se declara em euskara "No caminho da paz. Soluções democráticas. Não mais detenções".

Depois dela, outra segurada pelos familiares dos presos na operação de terça-feira proclama "Aski dá. Nunca mais".

Os manifestantes exiibiram reproduções da capa do Acordo de Gernika "Bake bidean. Aterabide demokratikoen akordioa" demandando a liberdade dos detidos e denunciando a prática da tortura.

Ler mais em: http://diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=11279:milhares-de-bascos-e-bascas-reclamam-em-irunea-que-se-ponha-fim-a-repressao&catid=241:direitos-nacionais-e-imperialismo&Itemid=156

Nenhum comentário: