domingo, 25 de julho de 2010

Bradley Manning: preso por mostrar a verdade.


No dia 27 de Maio, o soldado Bradley Manning, 22 anos, foi preso em Bagdá, no Iraque. Depois, transferido para uma prisão militar dos EUA ,no Kuwait, onde se encontra atualmente. Sua prisão aconteceu depois que o ex-hacker Adrian Lamo (condenado por ter invadido o site do New York Times) entregou para o FBI e o Exército dos EUA e-mails e logs (registros) de suas conversas com Manning, onde ele confessa ser a pessoa que vazou o vídeo "Assassinato Colateral" (Colateral Murder) para o site WikiLeaks.org (publicado no dia 10 de Abril na internet). O Daily Beast publicou um artigo no dia 10 de junho dizendo que a prisão de Bradley Manning fez com que o Pentágono iniciasse uma caçada para encontrar co-fundador e porta-voz do site wikileaks, o australiano Julian Assange, por temer a publicação de novos documentos secretos que poderiam causar sérios danos a segurança nacional dos EUA.

Existem muitos soldados que estão tomando uma posição contra as guerras no Iraque e no Afeganistão. Mas Bradley Manning não somente tomou uma posição contra como fez algo a respeito. Ele ajudou a fazer o que Daniel Ellsberg fez em relação a guerra no Vietnã. Ele ajudou a alertar o povo norte-americano sobre como ele está sendo enganado por seu próprio governo a respeito das guerras. Os familiares das vítimas mostradas no vídeo "Assassinato Colateral", declararam que "Justiça foi o que Manning fez. O exército deveria condecorá-lo e não prendê-lo."

Ler mais em: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474962.shtml

ps: o acesso aos vídeos foi publicado aqui no blog, em abril/2010 (http://subversivas.blogspot.com/2010/04/tropa-dos-eua-mata-civis-no-iraque.html)

Nenhum comentário: