quinta-feira, 29 de julho de 2010

Belo Monte: quem vai financiar a destruição?

Os críticos referem-se à Usina Hidrelétrica de Belo Monte como um projeto faraônico. Esse conceito surgiu não apenas pelo seu tamanho e potencial, mas também pelos custos que vai gerar.

Ambientalistas, indigenistas, economistas, pesquisadores e estudiosos questionam sobre quem vai pagar a conta de Belo Monte, quem são os financiadores e qual a responsabilidade que eles têm acerca dos impactos gerados pela obra.

Para isso, instituições que lutam contra a construção de Belo Monte encaminharam uma notificação aos financiadores, apontando o motivo pelo qual eles serão os responsáveis pelos danos ambientais que a obra vier causar.

Em entrevista à IHU On-Line, o coordenador do Programa Eco-Finanças da Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, , Roland Widmer, fala sobre a notificação e afirma que até o momento o documento só foi enviado ao BNDES, mas os Fundos de pensão e os Fundos de Investimento do FGTS receberão o mesmo na próxima semana.

Confira a entrevista: http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=553&tipo=N

Veja outras entrevistas sobre os impactos do AHE Belo Monte: http://telmadmonteiro.blogspot.com/2010/07/belo-monte-quem-vai-pagar-essa-conta.html

Nenhum comentário: