sábado, 25 de junho de 2011

Israel desrespeita direitos de crianças e adolescentes palestinos

"Acordei com uma luz forte nos olhos", lembra Mahmoud. Policiais tiraram o adolescente palestino, de 14 anos, de sua cama e o levaram vendado. No caminho ele recebeu pancadas: "Eles me batiam com força e eu estava com muito medo."

O testemunho de Mahmoud é um exemplo da maneira como o exército israelense lida com menores de 12 a 17 anos nos territórios palestinos ocupados, diz Gerard Horton. O advogado da divisão palestina da organização Defence for Children pediu que a Holanda dê mais atenção para a situação dos mais de 200 menores palestinos que todos os anos vão parar atrás das grades.

Eles são suspeitos de jogarem pedras em militares e cidadãos israelenses. Horton descreve como os adolescentes são detidos e levados sem que seus pais saibam para onde.

"Na sala de inquérito o menor tem a venda removida, mas suas mãos são mantidas atadas. Alguns contam que são empurrados e quando caem da cadeira o interrogador pisa na sua cabeça. Isso acontece ao mesmo tempo em que o interrogador grita com o adolescente dizendo que tem que confessar."

Fonte: http://diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=16978:israel-pune-menores-como-adultos&catid=242:repressom-e-direitos-humanos&Itemid=156

Nenhum comentário: