terça-feira, 24 de novembro de 2009

Construir a V Internacional


El Encuentro Internacional de Partidos de Izquierda efectuado en Caracas los días 19, 20, 21 de noviembre de 2009, recibida la propuesta del Comandante Hugo Chávez Frías de convocar la V Internacional Socialista como una instancia de los partidos y corrientes socialistas y movimientos sociales del mundo en la cual armonicemos una estrategia común para la lucha antiimperialista, la superación del capitalismo por el socialismo y la integración económica solidaria de nuevo tipo, valora dicha proposición en términos de su dimensión histórica que propugna el espíritu de un nuevo internacionalismo y acuerda, a los efectos de concretarla en el corto plazo, crear un GRUPO DE TRABAJO conformado por aquellos partidos y corrientes socialistas y movimientos sociales que suscriben esta iniciativa, para preparar un agenda donde se definan los objetivos, contenidos y mecanismos de esta instancia mundial revolucionaria, convocándose un primer evento constitutivo para el mes de abril de 2010 en esta Ciudad de Caracas. De igual manera, aquellos partidos y corrientes socialistas y movimientos sociales que no se han expresado, someterán la propuesta a la consideración de sus órganos directivos legítimos.

Caracas, 21 de noviembre de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

UFPA debate Belo Monte

Professores e estudantes da UFPA debatem impactos ambientais de Belo Monte

Professores e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) debatem na próxima terça-feira, 17, os impactos ambientais da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, durante um vídeo-debate que vai acontecer a partir das 16 horas, no Centro de Convenções da UFPA. O evento é uma promoção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e acontece em meio às polêmicas que antecedem o possível leilão do empreendimento pelo governo Lula.

O debate é aberto a toda a população e contará com a presença de um representante do Comitê Xingu Vivo para Sempre, do advogado Marco Apolo Leão, presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), e da professora doutora Nirvia Ravena, representando o Painel de Especialistas da UFPA, que é um grupo de pesquisadores que tem desenvolvido estudos paralelos sobre a construção da Usina de Belo Monte.

Segundo Anderson Castro, coordenador-geral do DCE, o debate pretende chamar a atenção da comunidade universitária e da sociedade civil para os impactos ambientais que serão causados com a construção da hidrelétrica. “A população precisa tomar nota sobre os reais interesses por trás da construção da usina, pois as barragens vão atingir diretamente a saúde, a vida, a moradia e o sustento de comunidades ribeirinhas e indígenas, além de destruir a biodiversidade da floresta”, afirma Anderson.

A partir do vídeo-debate, o DCE pretende somar esforços com diversas entidades dos movimentos sociais, para convocar um ato público pelas ruas de Belém contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. A expectativa é realizar o protesto antes da primeira semana de dezembro, quando os manifestantes deverão caminhar da UFPA em direção à Eletronorte, na Avenida Perimetral.

A ideia da entidade é intensificar o processo de mobilização, pois de acordo com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve conceder nesta segunda-feira, 16, a licença prévia para a construção da Usina. A pressa do governo é para impedir que os movimentos sociais tentem barrar o projeto por meio de protesto ou ações na Justiça.

No último dia 10 de novembro, o juiz federal Edson Grillo, de Altamira, chegou a conceder uma liminar a pedido do Ministério Público Federal (MPF), suspendendo o processo de licenciamento da Hidrelétrica de Belo Monte, mas um dia depois o Ibama conseguiu cassar a liminar no Tribunal Regional Federal, da 1ª região, em Brasília. Com a concessão da licença prévia pelo Ibama, o governo pretende realizar o leilão de concessão do projeto até o dia 21 de dezembro.

As entidades, porém, apontam diversas irregularidades no projeto, pois o Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento sequer aponta a quantidade de famílias que serão atingidas pela Hidrelétrica. “Este projeto é maléfico para a região, pois não temos necessidade de energia. A construção da Hidrelétrica vem beneficiar apenas as multinacionais e as gigantes do ramo da construção civil, como a Odebrecht e a Camargo Correa. Enquanto isso, a navegação de parte do Xingu será interrompida e a vida dos trabalhadores da região e a biodiversidade da floresta serão destruídas”, explica Anderson Castro.

Max Costa

sábado, 14 de novembro de 2009

Governo Lula mantém ataque contra o Xingu

Ibama libera Belo Monte na 2ª-feira

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai emitir na próxima segunda-feira a licença prévia para a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, segundo informou ontem o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. De acordo com fontes do governo, a determinação para que a licença seja liberada partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão de liberar a licença foi tomada ontem durante reunião de Lula com Lobão, os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e representantes de outros órgãos do governo que representam os setores de energia e meio ambiente. O presidente do Ibama, Roberto Messias, também participou do encontro. "Tratamos do licenciamento de Belo Monte, que está demorando bastante. Ficou decidido que na segunda-feira o Ministério do Meio Ambiente emitirá a licença", afirmou Lobão.

Ler mais em: http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/11/13/ibama+libera+belo+monte+na+2+feira+9087018.html

DCE-UFPA contra AHE Belo Monte

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Belo Monte: mais uma vitória

Justiça Federal determina novas audiências para Belo Monte
A ordem suspende o processo de licenciamento para atender a pedido do Ministério Público - Federal e Estadual - e realizar as audiências públicas solicitadas pela população.

A Justiça não concedeu totalmente os pedidos feitos pelo MP, porque considerou válidas as audiências acontecidas até agora. Ordenou, no entanto, que sejam realizadas tantas audiências quantas sejam necessárias para contemplar todas as comunidades afetadas.

O processo tramita com o número 2009.39.03.000575-6 e pode ser acompanhado por qualquer interessado pela internet no site da Justiça Federal:www.pa.trf1.gov.br

Ler mais em:http://www.xingu-vivo.blogspot.com/

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

09/novembro: 20 anos sem o Muro de Berlim

Estátuas de Lênin

Derrubem as estátuas de Lênin.
Movimentem as estátuas de Lênin.
Revolucionem as estátuas de Lênin.
Elas estavam estáticas demais.



Subversivas Palavras, Editora Paka-Tatu, 2007.

Carta Aberta de Dom Erwin Krautler ao Presidente Lula

Senhor presidente,

mais uma vez venho solicitar a Vossa Excelência que se disponha a ouvir cientistas e pesquisadores de renome nacional e internacional que discordam do projeto, baseando-se em dados insofismáveis. Diante de um projeto gigantesco como a planejada Usina Hidrelétrica de Belo Monte, é necessário ouvir, de modo imparcial, outras posições. O setor energético do Governo, da altura de sua competência meramente técnica, só apregoa vantagens e lucros e promete solução para todos os problemas que porventura possam advir da construção. No entanto, quando as perguntas entram em detalhes, indagando que tipo de solução será tomado, os representantes do Governo desconversam ou simplesmente se calam ou, então, prometem estudar o caso. Ler mais em: http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4242&eid=354

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Homenagem a um camarada.

No último dia 26/10 o coração do jovem professor Evandro Pinto parou de bater. Militante do PSTU, é um companheiro que merece todas as belas palavras ditas em sua homenagem, como o poema abaixo escrito pelo professor Carlos Alberto.
Camarada Evandro, presente!

Um lutador socialista

Um lutador socialista é forjado no seio do movimento
Seu campo de batalha... as ruas
Sua trincheira .... o partido e o sindicato
Sua retaguarda ... a família e os camaradas.

Foi no emaranhado de um contexto social aviltante e excludente
Que o militante Evandro
Professor, sindicalista e atuante ator social
Foi formado, batizado e transformado
Em socialista preocupado com a miséria do assalariado.

Não se contendo em apenas constatar que o povo pobre vive a labutar
Em condições desumanas que o capitalismo há séculos o obriga atuar
O militante Evandro foi ás ruas esbravejar
Palavras de ordem para seu povo escutar
Na utopia de que todos os oprimidos se unam para lutar.

Anos de combate contra o capitalismo Evandro travou
Foi preso e humilhado, mas não recuou
Pois seu sonho de um mundo mais justo e humano
Em todos os cantos ele sempre ecoou.

Hoje esse lutador socialista
Pela ironia do destino, foi tombado por desatino
Pelo seu coração peregrino.
Porém, seu legado está muito além de ser esquecido ou negado.

E se é verdade que o verdadeiro lutador socialista
É para sempre valorizado por sua ação combativa
É aclamado por nunca desistir de suas utopias
Então, camarada Evandro, você para sempre será lembrado
Pois seu exemplo por outros será seguido
Suas lutas muitos ainda abraçarão
Seus sonhos alimentarão nossos ideais
E seu amor pela revolução será sempre nossa lição.

Até a vitória!

Carlos Ramos - professor - Unidos Pra Lutar/Conlutas