Aqui vou divulgar minhas opiniões e produções artísticas e literárias. Viajarei aos quatro cantos do planeta para cantar a liberdade. Mas jamais irei para Pasárgada. Lá, como aqui, sou inimigo do rei.
sábado, 22 de janeiro de 2011
Milhares nas ruas em defesa do povo basco.
Milhares de pessoas reclamaram hoje em Iruñea que acabe a repressão, na manifestação convocada pelos assinantes do Acordo de Gernika contra a rusga policial desenvolvida na terça-feira em Nafarroa e Arava e que obedece "única e exclusivamente a razões de índole política". Os quatro detidos nesse dia que ainda permaneciam incomunicados em mãos da Guarda Civil denunciaram torturas, alguns deles ante o próprio juiz Fernando Grande Marlaska, quem não deu ouvidos ao seu depoimento e enviou-os a prisão.
A marcha, que arrancou no meio de um intenso frio nos cinemas Golem às 17.40 horas, está presidida por um grande cartaz segurado por assinantes do Acordo de Gernika e no qual se declara em euskara "No caminho da paz. Soluções democráticas. Não mais detenções".
Depois dela, outra segurada pelos familiares dos presos na operação de terça-feira proclama "Aski dá. Nunca mais".
Os manifestantes exiibiram reproduções da capa do Acordo de Gernika "Bake bidean. Aterabide demokratikoen akordioa" demandando a liberdade dos detidos e denunciando a prática da tortura.
Ler mais em: http://diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=11279:milhares-de-bascos-e-bascas-reclamam-em-irunea-que-se-ponha-fim-a-repressao&catid=241:direitos-nacionais-e-imperialismo&Itemid=156
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário