sábado, 27 de novembro de 2010

Solidariedade a Anderson Castro


Na última quarta-feira, 24, a Universidade Federal do Pará foi palco de um ato insano de violência contra o estudante Anderson Castro, graduando do curso de psicologia, militante do PSOL e coordenador geral do DCE UFPA, Ele foi covardemente agredido no prédio da Reitoria, por seguranças do campus, quando liderava um Ato do movimento estudantil. Foi espancado e estrangulado até perder a consciência, sendo socorrido por seus companheiros e encaminhado ao Pronto Socorro Municipal.
Não podemos deixar de prestar nossa solidariedade ao companheiro Anderson, e registrar nossa indignação diante desse fato inaceitável.
Estaremos atentos para que sejam apuradas as responsabilidades por esse triste episódio de intolerância e abuso, dentro de uma Instituição de ensino, que deve garantir e preservar a liberdade de expressão e a integridade física de seus alunos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Energia: mitos que custam caro


É preciso prestar atenção ao estudo que acaba de ser divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (Estado, 11/11), segundo o qual a indústria brasileira pode economizar 25% da energia que consome, a começar pela indústria siderúrgica, seguida pelos setores de cerâmica, química, papel e celulose e cimento.

É um trabalho na mesma direção do estudo feito em 2006 pela Unicamp, WWF e outras instituições, mostrando que o País pode viver tranquilamente com metade da energia que consome hoje: pode economizar 30% com conservação e eficiência energética (tal como fez no “apagão de 2001, sem nenhum prejuízo para o País); mais 10% com ganhos nas linhas de transmissão (que hoje perdem entre 15% e 17% da energia que transmitem); e mais 10% repotenciando geradores antigos de usinas, hoje com baixo rendimento, e a custos muitas vezes menores que o da construção de mais hidrelétricas.

Ler mais em: http://www.ecodebate.com.br/2010/11/22/energia-mitos-que-custam-caro-artigo-de-washington-novaes/

domingo, 21 de novembro de 2010

Mais notícias de Portugal


Diáro Liberdade: http://diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=8917:manifestacao-de-milhares-nas-ruas-contra-a-presenca-da-nato-e-a-repressao-em-lisboa&catid=249:resenhas&Itemid=131

Kaos en la red: http://www.kaosenlared.net/noticia/galiza-tamen-fixo-ouvir-na-manifestacion-contra-otan-deste-20-n-lisboa

Lavagem de dinheiro no Brasil


DINHEIRO NEGRO PARA AMÉRICA
Industriais como Manuel Jove ou José Souto utilizam o Brasil para branquear as fortunas

Brasil converteu-se nos últimos tempos no destino preferente para os investimentos de boa parte dos grandes empresários galegos. O facto de que seja umha das economias emergentes junto à China, Rússia e a Índia fijo que muitos deles pugessem os olhos no mercado do país americano, desembarco potenciado pola própria Junta da Galiza com a organizaçom de viagens comerciais. A oportunidade de negócio fai que alguns estejam a desviar grandes quantidades de dinheiro negro obtido com operaçons especulativas para acometer importantes projectos no sector imobiliário ou da energia eólica.?Estas operaçons vem-se favorecidas polo escasso controlo estatal de entrada de capitais e as diferencias existentes na legislaçom sobre esta matéria nos diferentes Estados. Isto fai com que as fronteiras brasileiras sejam utilizadas na actualidade como a principal rota de fuga de muito do dinheiro negro que se move no mundo.

Segue a luta na Europa. Greve Geral em Portugal.

http://www.grevegeral.net/

http://www.cgtp.pt/index.php

http://www.bloco.org/

http://www.rupturafer.org/

http://www.pcp.pt/

Manifestação contra a OTAN em Portugal

Fotografias de Maria Serrano

São Paulo: ato contra a homofobia

Manifestação em repúdio aos atentados inicia às 15h, no vão do MASP. Movimento LGBT reivindica por justiça e organiza abaixo-assinado.

Por Leandro Rodrigues – Da Associação da Parada do Orgulho GLBT de SP

No próximo domingo (21), militantes do movimento LGBT e entidades sociais realizam manifestação em repúdio e reivindicação de providências contra a serie de atentados violentos cometidos na madrugada do último dia 14, na Avenida Paulista. A concentração do ato ocorre às 15h, no vão livre do MASP, de onde os manifestantes caminham para o local das agressões, próximo à estação Brigadeiro do metrô. Um abaixo-assinado virtual direcionado a autoridades públicas está disponível para adesões.

Ler mais em: http://psolsp.org.br/blog/2010/11/19/ato-contra-violencia-homofobica-na-avenida-paulista-ocorre-neste-domingo-21/#more-7533

Crise econômica e resistência popular em Portugal


Por Roberto Rubem, de Portugal

Portugal, não muito diferente da maioria dos países, está sofrendo os graves problemas que a crise econômica mundial provocou. Com diminuição dos empregos e precarizacão dos postos de trabalho, a resposta que o governo oferece são fortes cortes nos gastos públicos e a privatização de serviços essenciais.

Com a proposta de corte nos salários e remunerações para os servidores públicos em 10%, com o aumento do IVA (imposto único de circulacão) em 2% e o congelamentono do valor das reformas e pensões que atingem 3,5 milhões de pessoas (num país de 10 milhões), estas são algumas das medidas neoliberais, que foram propostas pelo governo (Partido Socialista – PS), com apoio da direta (Partido Social Democrata – PSD), e que a oposição de esquerda (Partido Comunista Portugues e Bloco de Esquerda) foram frontalmente contra. Nesse ataque direto aos trabalhadores, onde aumenta a exploração e favorece a acumulação capitalista, a defesa do governo se baseia na medidas econômicas para fortalecimento do crédito e do setor privado.

sábado, 20 de novembro de 2010

Palestina: direitos humanos em mãos erradas


O embaixador israelense queixou-se do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, em que relatórios têm sido aprovados, denunciando graves violações de direitos humanos por parte do governo israelense nos territórios palestinos ocupados da Cisjordânia e da faixa de Gaza.
De fato, apenas nos primeiros seis meses de 2010, foram registradas na Cisjordânia a demolição de 223 edifícios e a expulsão de 338 palestinos de suas casas.
Quinhentas e cinco barreiras violam o direito de ir e vir, impedindo o acesso da população a escolas, a locais de trabalho e a hospitais, para procedimentos vitais como diálise, cirurgias do coração e cuidado neonatal intensivo.
Seguindo a lógica de anexar o máximo de terras com o mínimo de palestinos, o trajeto tortuoso do muro enclausurou Belém e Qalqilia, expulsou 50 mil palestinos de Jerusalém Oriental e anexou 10% das terras mais férteis da Cisjordânia. As colônias israelenses, também ilegais, expandem-se a todo vapor sobre territórios palestinos.
A justificativa de Israel para a violação de direitos humanos -zelar pela "segurança" de seus cidadãos- não se sustenta, sendo tais atos a própria origem da revolta palestina.
Os "mísseis" citados pelo artigo do embaixador são armas de fabricação caseira, usadas em desespero por um povo sem Estado, que sofre a mais longa ocupação militar da história moderna, submetido a bombardeios, a incursões militares, a assassinatos dirigidos e a toques de recolher.
O artigo também cita um prisioneiro militar israelense, omitindo o fato de que Israel tem em seus presídios mais de 6.000 civis palestinos (incluindo crianças), a maioria deles sem acusação formal, processo judicial ou direito de defesa.
Alega-se que Israel estaria sendo alvo de injustiças por parte do CDH em consequência do relatório do juiz Richard Goldstone sobre os crimes de guerra cometidos durante o bombardeio que massacrou 1.397 pessoas em Gaza (incluindo 320 crianças e 109 mulheres).
Assim, deturpa-se o caráter heroico da flotilha de ativistas humanitários do mundo todo, incluindo israelenses e uma mulher sobrevivente do Holocausto, que arriscaram suas vidas para quebrar o bloqueio ilegal a Gaza.
O objetivo da flotilha era chamar a atenção do mundo para o problema? Sim. Era e continuará sendo uma provocação? Apenas se considerarmos o termo um desafio aberto, para que a humanidade impeça a continuidade do cerco a Gaza, onde 80% da população sofre de má nutrição crônica, as crianças apresentam estresse e distúrbios psicológicos causados pelos ataques, pelo sofrimento e pelas constantes bombas sonoras lançadas por Israel sobre a pequena faixa costeira.
O mesmo governo israelense que se queixa do CDH emitiu, no dia 10/ 10, um projeto de lei que, se aprovado, exigirá de todo não judeu de Israel um juramento de "lealdade ao caráter judeu do Estado".
Cerca de 20% da população, de origem palestina cristã, muçulmana ou outra, terá de aceitar o caráter judeu do Estado de Israel ou emigrar, aumentando o número de refugiados, que ultrapassa 9 milhões. As consequências disso, para a Palestina e para o mundo, não valem um debate no Conselho de Direitos Humanos da ONU?

Fonte: http://somostodospalestinos.blogspot.com/2010/11/direitos-humanos-em-maos-erradas.html

Portugal fora da OTAN. OTAN fora de Portugal.


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IBAMA: parecer contra a instalação de Belo Monte

Técnicos do Ibama dizem que obra de Belo Monte não pode receber nova licença
Publicado em 16 de novembro de 2010
Por Xingu Vivo


Dois pareceres técnicos do Ibama, de outubro deste ano, sobre o estágio de cumprimento das condicionantes de Belo Monte, recomendam ao órgão que não conceda novas licenças para início das obras da usina.
Em 27 de setembro, o Consórcio Norte Energia, vencedor do leilão de Belo Monte, apresentou ao Ibama um oficio solicitando a concessão da Licença de Instalação (LI) inicial, um tipo de licença provisória, não prevista na legislação brasileira, para instalação do canteiro industrial e acampamento no sitio Belo Monte, canteiro industrial pioneiro e acampamento no sitio Pimental, estradas de acesso, área de terraplanagem para implantação do porto da obra, áreas de estoque de solo e madeira, e linha de transmissão para suprimento de energia aos canteiros e acampamentos.

Em parecer datado de 5 de outubro, técnicos do Ibama, após analisarem o cumprimento das condicionantes da Licença Prévia e a solicitação de Licença de Instalação para Instalações Iniciais do Consórcio, concluíram que “o não cumprimento das condicionantes da Licença Prévia, bem como a não realização das ações antecipatórias necessárias à preparação da região para receber o empreendimento, não fornecem condições necessárias para o empreendimento começar a se instalar na região. Desta forma, não é recomendada a emissão de Licença de Instalação para as instalações iniciais do AHE Belo Monte” (grifo nosso).

Após o envio deste documento ao Consórcio e a resposta do mesmo ao Ibama, em 20 de outubro os técnicos do órgão elaboraram novo parecer, complementar ao primeiro, onde afirmam que “reforça-se que, em que pesem os avanços realizados, restam condicionantes e ações antecipatórias, necessárias à preparação da região, cujo não atendimento compromete o início da implantação das instalações iniciais. Desta forma, não é recomendada a emissão de Licença de Instalação para as instalações iniciais do AHE Belo Monte” (grifo nosso).

Impedimentos à LI
Entre as várias ponderações sobre o não cumprimento de condicionantes, os analistas do Ibama destacaram que um dos principais problemas é a contradição nos números de empregos gerados localmente e de trabalhadores e migrantes que deverão chegar à região com o inicio das obras. Apesar do Consórcio afirmar que 60% a 70% dos postos de trabalho deverão ser preenchidos pela população local, estes trabalhadores só estariam aptos para os empregos depois de cursos de qualificação, que não têm nem sequer previsão de inicio ou número de vagas.

A estimativa inicial do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da usina é que cerca de 14 mil pessoas deverão ser atraídas para os cinco municípios da Área de Influencia Direta da usina (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu). Nenhuma destas cidades tem estrutura de saneamento, saúde, educação ou segurança para receber novos moradores, e nenhuma condicionante para melhorar estas estruturas foi cumprida como previsto.

No quesito segurança, por exemplo, o parecer do Ibama destaca que os municípios diretamente afetados pela usina estão na lista dos mais violentos do Brasil. Juntos, estes cinco municípios possuem um policial a cada 608 habitantes (Altamira tem um para cada 419 habitantes, e Vitória do Xingu, um dos mais violentos do país, tem um policial para cada 2.384 habitantes). Precariedade similar caracteriza as políticas de saúde, educação e saneamento, como já apontado pelo Ministério Público Federal em recomendações enviadas ao Ibama.

Parar ler os pareceres completos, clique aqui:
Primeiro parecer técnico do Ibama sobre condicionantes e pedido de Licença de Instalasão Inicial

Segundo parecer técnico do Ibama sobre condicionantes e pedido de Licença de Instalasão Inicial

Saiba Mais:

Recomendações do MPF ao Ibama
Qualquer licença para inicio de obras de Belo Monte é ilegal, avisa MPF

Fonte: http://www.xinguvivo.org.br/2010/11/16/tecnicos-do-ibama-dizem-que-obra-de-belo-monte-nao-pode-receber-nova-licenca/

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Governo marroquino ataca acampamento.


EL AAIÚN-. Unidades militares y policiales marroquíes han entrado hoy en el campamento de protesta saharaui de Gdaim Izik, cerca de El Aaiún, para desmantelarlo por la fuerza, según han informado testigos presenciales.

Las fuerzas policiales han pedido primero por altavoces que las mujeres y los niños desalojasen el campamento y, tras el rechazo de muchos a hacerlo, han utilizado cañones de agua, gases lacrimógenos y porras para desalojar a los más de 20.000 saharauis que se calcula que residen en él en 6.000 ó 7.000 haimas.

El representante del comité organizador del campamento, Brahim Ahmed, ha señalado que "hay muertos y heridos, no sabemos cuántos". "Los helicópteros y los soldados están disparando con ametralladora, es una masacre", ha relatado.

Las fuerzas marroquíes, según ha indicado, han utilizado helicópteros y han lanzado gases lacrimógenos. "Todos estábamos preparados, estábamos despiertos", ha explicado.

Ler mais em: http://www.kaosenlared.net/noticia/fuerzas-marroquis-asaltan-invaden-desmantelan-fuerza-campamento-sahara

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

UHE Belo Monte ameaça tartarugas-da-amazônia.



Por Aline Ribeiro

Se as usinas Santo Antonio e Jirau, no Rio Madeira, ficaram conhecidas por ameaçar os bagres da região, a hidrelétrica de Belo Monte pode ganhar fama por ser um risco às tartarugas-da-Amazônia. Para chamar a atenção da sociedade, a organização ambiental WWF-Brasil lançou o vídeo “Tabuleiro do Embaubal e os quelônios da Amazônia”. O filme narra o nascimento de milhares de tartarugas-da-Amazônia e o trabalho de pesquisadores, estudantes e ribeirinhos para garantir a reprodução dessa espécie na praia do Juncal, no rio Xingu, Pará.

Ler mais em: http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5089&eid=354

Servidores da Casa Mental lutam contra assédio moral

Apesar de todas as denúncias aos órgãos competentes e da ampla difusão na mídia, diga-se em nível nacional, NEYSA ALVARENGA E LUCIANA VARGAS, continuam na CASA MENTAL, NEYSA sapateou, gritou e bateu seu pézinho na SESMA e com receio sabe-se lá de que, mantiveram-na no cargo. E mais feio ainda, reverteu o quadro se colocando como vítima da situação, alegando que o movimento dos servidores contra sua gestão se deu pelo fato do descontentamento dos funcionários em cumprir horário, "N Ã O É V E R D A D E". O horário a que os trabalhadores fizeram referência diz respeito, a horários diferenciados dispensados as suas amigas contratadas. Tem-se PROVAS MATERIAIS que comprovam atraso aos fu ncionários as 13:04 hs, enquanto as privilegiadas chegam as 08:40 da manhã e saem antes das 12:00 hs, sem a preocupação de levar um ATRASO ou SAÍDA ANTECIPADA. Sendo que depois da denúncia o livro de ponto passou por 07 dias consecutivos em posse da gerente e os funcionários do turno matutino, TODOS levaram FALTA, mesmo trabalhando até as 10 hs (No dia do ato), conforme registro no Livro de Ordens e Ocorrências. O mais intrigante é que a SESMA não chama os funcionários nem para prestar esclarecimentos, diálogo ou mesmo para certificar-se do que realmente está acontecendo. Agora, no último dia 28/10, como presente ao DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO, a gerente teve seu retorno triunfante e mais irônica ainda. Não conseguindo conter seus impulsos intempestivos e ameaçadores, no mesmo dia pela manhã falou em alto e bom tom, na frente dos usuários qu e aguardavam consulta médica e próximo a dois concursados, esbravejou: "aqueles que tem carinhas de santos e vozinhas macias, são os mais sonsos e perigosos", "Eu já fucei os orkuts de todo esse pessoal para ver quem são seus amigos influentes". Ora, ora mente inteligente essa cabecinha não deve ser só pra chapinha e pra química descolorante, já deve ter lido em algum lugar que nós mortais estamos passíveis a MÃO da JUSTIÇA. Contudo, sua arrogância não prolongou-se até o final do dia, as 13:00 hs, chegou sua INTIMAÇÃO, para comparecer à Seccional de São Bras, onde corre os trâmites legais do crime a qual é denunciada – A S S É D I O M O R A L. Como diz o velho Chico: "Quando chegar o momento esse meu sofrimento vou cobrar com juros, juro"... e esse dia há de vir antes do que você pensa a pesar de você".
É COM ESSE DESEJO DE COBRAR COM JUROS, que a COMISSÃO DE CONCURSADOS DA CASA MENTAL ADULTO, vem novamente pedir APOIO de todas as entidades governamentais, não governamentais, pessoas comprometidas com a justiça, a cidadania e a dignidade para que se façam presentes no NOVO ATO/MANIFESTO a ser realizado no dia 11/11/2010, às 8h em frente a PREFEITURA DE BELÉM - Comércio.

Fonte: http://leblogdemilio.blogspot.com/2010/11/sindicato-repudia-diretoria-de-casa.html

Wikileaks: mais documentos secretos serão divulgados.

Semanas após divulgar 400 mil documentos relacionados à Guerra do Iraque, o fundador do Wikileaks, Julian Assange, anunciou nesta quinta-feira (04/11) que sua organização revelará em breve novos arquivos secretos que envolvem os Estados Unidos e outros países.

"Desde abril só publicamos documentos relacionados aos EUA - sobre a guerra no Afeganistão e no Iraque - e isso se deve ao fato de estarmos publicando por ordem de importância, porque temos recursos limitados", justificou Assange em entrevista coletiva em Genebra.

"Mas seguiremos publicando ao longo do ano milhares de documentos relacionados com muitos países, incluído os EUA", afirmou o fundador da Wikileaks, que denunciou ameaças e ataques a sua organização nos últimos meses.

Assange, que está em Genebra para falar sobre os abusos cometidos no Iraque pelos EUA, denunciou a recusa dos EUA de investigar os casos de torturas e abusos cometidos por suas forças no Iraque e Afeganistão e contidos nos documentos revelados pelo site.

Ler mais em: http://operamundi.uol.com.br/noticias/FUNDADOR+DO+WIKILEAKS+ANUNCIA+QUE+REVELARA+MAIS+DOCUMENTOS+SECRETOS_7381.shtml

Cesare Livre!

Silvio Tendler e Michael Löwy comentam sobre a prisão política de Cesare Battisti.
Por Passa Palavra

Durante o debate sobre o filme “Utopia e Barbárie” e o livro Revoluções no Teatro da PUC, a 26 de outubro em São Paulo, Silvio Tendler e Michael Löwy comentaram sobre a prisão política de Cesare Battisti. O escritor está preso há três anos no Brasil e corre agora o risco de ser extraditado para a Itália. O Passa Palavra abordou várias vezes essa questão, tanto em debates gravados quanto em artigos, e uma seleção dessas intervenções pode ser consultada através da seção Agir É Preciso. Passa Palavra

Liberdade para Mumia Abu-Jamal


El miércoles 3 de noviembre estuvimos charlando con compas de Amigxs de Mumia Abu Jamal México.

Platicamos sobre la esclavitud negra durante la colonia y la lucha por la libertad durante la guerra civil y la falsa libertad proclamada por los gobiernos yanquis.

También conversamos sobre la vida de Mumia Abu-Jamal en su niñez en los barrios de Filadelfia y cómo empezó a ejercer el periodismo independiente hasta su actual situación en la carcel.

Ler mais em: http://www.kaosenlared.net/noticia/entrevista-proximas-acciones-x-mumia-abu-jamal